Na Posse, CD-Paranoá apresenta propostas de desenvolvimento

Na última quinta-feira (25/04), na Chácara Recanto Feliz, residência do Rosil Oliveira, no Paranoá, reuniram-se os conselheiros do CDDF para a Solenidade de Posse do Conselho se Desenvolvimento do Paranoá

A Solenidade de Posse foi dirigida por Hélio Rosa, Vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento do DF (CDDF) e responsável técnico pela estruturação do CDDF, bem como presidida por Eugênio Piedade, Presidente do CDDF e responsável pela articulação institucional e política do conselho, também coordenada pelo Superintendente da Região Norte (CDRN), Estevão Reis, juntamente com o Presidente do CD-Paranoá, Anderson Formiga.


Hélio Rosa explicou, de forma técnica e sintetizada, a formação, funcionamento organizacional, missão e projetos do CDDF, onde solicitou que todos acessem o site institucional do CDDF para mais informações www.desenvolvimento.news.blog
Estevão Reis, Superintendente da Região Norte do CDDF e também Secretário Adjunto de Turismo do GDF é um dos fundadores do CDDF

Estiveram presentes os seguintes integrantes do CDDF: Estevão Reis, Superintendente do CDRN, José Augusto, Superintendente do CDRC, Edimilson Carvalho, Presidente do CONVIDA, Keila Rocha, Secretária de Capacitação do CDDF, Sra Angélica Piedade, Assessora Especial da Presidência do CDDF, Milton Benício, Assessor Especial da Vice-Presidência do CDDF, Antônio Félix, Presidente do CD-Planaltina-DF, Edileuza Campos, Presidente do CD-Itapoã, e demais integrantes dos conselhos das R.As, como do Itapoã, Simone e Rosa, como da Estrutural.

Discursos:


Anderson Formiga, Presidente do CD-Paranoá, salientou que o Conselho de Desenvolvimento veio para mudar a concepção da atuação das lideranças comunitárias, pois com o conselho temos a oportunidade de interagir de forma compartilhada com o poder público.

Ressaltou também que no conselho não existe renumeração, mais todos se comprometeram a doar seu tempo e talentos para uma Paranoá mais desenvolvida estrutural e social.


Eugênio Piedade, Presidente do CDDF, ressaltou a importância do Conselho de Desenvolvimento e o seu crescimento exponencial por conta da organização e principalmente pelo engajamento dos diretores e assessores de cada conselho já organizado.

Presidente Eugênio Piedade lembrou da força e influência dos conselhos de desenvolvimento da região Itapoã/Paranoá, pois 3 ex-administradores regionais compõem seus quadros: Sevulo Peixoto, Carlos Antoneto Garibel e Roberto Charles.

Iniciativa privada e liderança da comunidade

Carlos Tabanez, empresário de sucesso e representante da iniciativa privada, ressaltou a importância do conselho especialmente na área de capacitação profissional.

Tabanez salientou a importância na qualificação, pois segundo o empresário apesar da crise ainda tem várias funções que carecem de profissionais qualificados.

O empresário Tabanez disse que tem acompanhado o conselho desde sua concepção e está impressionado com a proporção que esse movimento em prol do desenvolvimento vem tomando.

Jorge Luiz (Salve Jorge), uma das lideranças da região, acredita que o conselho vem contribuir em muito com o desenvolvimento da cidade, e se colocou à disposição em apoiar as as ações do conselho.

Salve Jorge disse que vê na iniciativa popular organizada o mecanismo eficiente de interlocução entre a sociedade e o estado.

Cerimônia de Posse

Após as falas, o Presidente Anderson deu início a Solenidade de Posse dos diretores e assessores, convidando as autoridades presentes a fazerem a entrega dos certificados


Presidente Eugênio Piedade, no uso de suas atribuições declarou empossado o CDP – Conselho de Desenvolvimento do Paranoá.

Presidente Eugênio Piedade reforçou que o CD-Paranoá tem um trabalho árduo a desenvolver na cidade, apontando os problemas, mas também apresentando as soluções.

Discurso do Presidente Empossado do CD-Paranoá, Anderson Formiga:

“O Conselho Desenvolvimento do Paranoá vem para mudar a concepção de atuação das lideranças comunitárias do DF. Hoje temos a oportunidade de interagir, intermediar, cobrar e colaborar com o governo local a nível distrital de forma organizada. Este conselho foi criado para representar vocês comunidade e não com intuito de beneficiar políticos do lado A ou B. Por isso tivemos o cuidado ao escolher nossos representantes. Aqui estão pessoas apaixonadas por nossa cidade e que possui vasto conhecimento e experiências em diversas áreas. Aqui não existe remuneração mais cada um tem se dedicado ao máximo retirando um pouco de seu tempo e até recursos financeiros de seu bolso em prol de fazer o melhor pra nossa comunidade. Porque? A nossa cidade precisa urgentemente de desenvolvimento em vários seguimentos: Econômico, social e cognitivo quando se trata de capacitação de mão de obra. Hoje nossa região tem uma das maiores taxas de desemprego do DF, com média de 23% e 28% entre jovens de 18 a 28 anos. Precisamos criar Área de Desenvolvimento Econômico, fazer parcerias com grandes empresas para geração de renda, orientar e fortalecer o Terceiro Setor onde se perdem bilhões de reais por falta de mão de obra qualificada, e nâo podemos esquecer dos pequenos empresários de nossa cidade, porque muitos não estão encontrando saídas e estão fechando as portas. Precisamos também de parcerias com a Secretaria de trabalho, Sistema’S’para trazer cursos de capacitação pra nossa região. E necessário desenvolver propostas e colaborar com projetos estruturantes junto ao governo. Ex.Falta de estacionamento, acessibilidade, mobililidade que também trás desenvolvimento local”.

Siglas citadas:

– CDDF: Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal

– CDRN: Conselho de Desenvolvimento da Região Norte

– CDRC: Conselho de Desenvolvimento da Região Centro

– CONVIDA: Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento

Galeria de Fotos

Fotos: Comunicação do CDDF
Da Redação com informações do Blog do Edimilson News

Deixe um comentário