
A origem de tudo foi no Itapoã, a cidade onde mora o Presidente do Conselho de Desenvolvimento do DF (CDDF), Eugênio Piedade origem de tudo foi no Itapoã, a cidade onde mora o Presidente do Conselho de Desenvolvimento do DF (CDDF), Eugênio Piedade




Após a oração feita pelo diácono da Assembleia de Deus, Helio do Boqueirão, e o Hino Nacional cantado por todos, houve a composição da Mesa de Cerimônia pela Presidente do CD-Itapoã – Edileuza Campos, a Superintendente da Região Centro do CDDF – Tânia Coelho, a Diretora da Mulher do CDDF – Lúcia Bicalho, o Diretor de Fiscalização – Milton Benício e a Diretora de Eventos – Maria Angélica.

A Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Itapoã (CDI), Edileuza Campos, deu as boas vindas aos participantes e cumprimentou a mesa em nome do Presidente Eugênio, além de ser o idealizador, também é morador da cidade.

Conceito
O CDDF é uma organização da sociedade civil que propõe gestão compartilhada com o governo, setor produtivo e terceiro setor nos projetos de empreendedorismo, capacitação e turismo.

A Superintendente da Região Centro, Tânia Coelho, ratificou a felicidade de compor os quadros do CDDF, bem como de todas as ações locais dos Conselhos de Desenvolvimento das cidades que tem apoiado. Reforçou o convite a todos para participarem deste projeto que tem um grande diferencial de iniciativa, por ser um movimento oriundo da sociedade civil.
Estrutura
O CDDF tem sua estrutura organizacional baseada numa gestão territorial, onde no DF e região metropolitana, há uma proposta de formação de um Conselho em cada cidade, como também Superintendências nas regiões norte, sul, oeste, centro e metropolitana, além de um corpo de Diretores e Assessores que compõem a direção no DF.

O Diretor Executivo do CDDF, Mateus Lolas, explanou sobre suas atribuições de receber os projetos colhidos dos conselhos locais pelas Superintendências territoriais, avaliar, em conjunto com o Presidente e vice-presidente, e encaminhar para execução de acordo com foco de empregabilidade.

Funcionamento
O CDDF não tem personalidade jurídica, faz articulação institucional e mobilização social para fortalecer as ações locais, como também de aplicar seus projetos no tripé do empreendedorismo, capacitação e turismo, por acreditar neste viés para gerar o desenvolvimento regional.

O Presidente do CDDF, Eugênio Piedade, muito emocionado, agradeceu profundamente pelo comprometimento de todos neste projeto que fará uma verdadeira transformação social, gerando qualidade de vida para as futuras gerações.
- Relatou que a origem do CDDF veio de uma preocupação da ausência de recursos para o desenvolvimento na região norte, que possui 1 milhão e 200 mil habitantes e estava sendo esquecida pelos governantes.
- A partir daí surgiram interesses de outras regiões territoriais do DF em formarem também os seus conselhos. Ele, então, prontificou-se em ajudar, e hoje tem conselhos em quase todas as regiões administrativas que passam por alinhamentos e posses das diretorias. Disse também que já receberam convite de outros governadores e do Governo Federal para implantar o Conselho de Desenvolvimento Nacional, integrando todos os estados brasileiros.
Diretrizes
De acordo com o Regimento Interno, em construção, o nivelamento das finalidades, funções, atribuições e desdobramentos serão feitos no Curso 05 Passos do Desenvolvimento, que norteará todos os mais de 1.000 conselheiros a seguirem os passos: 1) Identificar os atores sociais; 2) Levantar as vocações da cidade; 3) Formar a Diretoria do Conselho de Desenvolvimento; 4) Participar do Curso 05 Passos do Desenvolvimento; 5) Elaborar o Plano de Desenvolvimento Local.



A Posse foi dada pelo Presidente do CDDF, Eugênio, junto com a Presidente do CDI, Edileuza, onde chamaram os conselheiros empossados para receberem os bótons, colocado pelos membros da Mesa, bem como lideranças representativas presentes


A Presidente do CDI, em seu discurso de Posse, salientou da importância da participação social nas políticas públicas, ela disse que sozinha podia ir a algum lugar, mas juntos irão muito longe. Agradeceu pelo convite feito para estar à frente deste trabalho e também aos que aceitaram o seu convite em comporem o Conselho de Desenvolvimento do Itapoã.

Estiveram também presentes e colaboraram em afixar os bótons nos conselheiros empossados do CDI, o Presidente do CD-Paranoá – Anderson Formiga, a Diretora de Eventos do CD-Guará – Waldemira Maciel, o Vice do CD-Águas Claras – Rudini Rodart, a Presidente do CD-Planaltina – Keila Rocha e seu Vice, Antônio da Feira, o Presidente do CONVIDA – Edimilson Carvalho, o Assessor de Relações Públicas – Itamar, o senhor Jair Reis (Diretor dos Sindicatos dos Rodoviários), o Juiz Dr. Everardo Ribeiro, o senhor Edson Catarino – Representando o Administrador do Paranoá, Serginho Damasceno.

O Presidente Eugênio disse que em apenas quatro meses de existência, o CDDF tem quatro projetos-piloto macros tranversais em início de execução: Enfrentamento à Violência contra a Mulher/Feminicídio; Jovem Empreendedor Fintech, Cavalgada nas Rotas e o Roteiro Turístico Centro-Norte.

Fotos: Edimilson News, CDI e CDDF
Da Redação do Blog do Helio Rosa
Galeria do Evento



































