
Turma de formandos do curso de capacitação técnica no terceiro setor
Por Edimilson Carvalho
O CDDF, Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal, em parceria com COCRIS (Escola de Educação Infantil- Coração de Cristo) e IMA (Instituto Mãos e Arte) promoveram um dos mais importantes curso de capacitação técnica no MROSC (Marco Regulatório das Organizações Sociais), captação de recursos, elaboração de projetos e no SICONV (Sistema de Convênios do Governo Federal).
O Curso foi realizado na Regional de Ensino do Recanto das Emas, nos dias 6 e 7 (sábado e domingo), das 8 da manhã até 18 horas.
Estiveram presentes 16 integrantes do Conselho de
Desenvolvimento do DF, dentre eles: Edimilson Carvalho, Presidente do Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento (CONVIDA), Tânia Coelho, Superintendente do CDRC, Lúcia Bicalho, Secretária de Organiação do CDDF, Keila Rocha, Presidente do CDPL-DF, Ronaldo Araújo, Presidente do CDAV, André Borges, Presidente do CDF, Anderson Sales, Presidente do CDP e demais diretores e assessores do CDDF.

Estevão Reis, Secretário Adjunto de Turismo do Distrito Federal e também Superintendente do CDRN, é um dos parceiros das entidades que organizaram o curso.
Estevão, anunciou que o próximo curso com o professor Giovani Moisés será realizado em um dos auditórios da CLDF, local centro para todos os integrantes do CDDF e entidades parceiras.
Professor/Currículo
O Curso foi ministrado pelo renomado professor Giovani Moisés, consultor/especialista com 20 anos de experiência na gestão de recursos federais para entidades do terceiro setor.
O Professor foi funcionário público federal por 41 anos, trabalhou na Presidência da República e em inúmeros Ministérios, Autarquias e vários órgãos da administração pública federal.
Fez parte do grupo de trabalho que criou o SICONV, e também foi partícipe das discussões que resultaram na criação do MROSC, a Lei 13.019/14 e o Decreto 8.726/16, ambas regulamentam a formalização dos Termos de Fomento, colaboração e chamamento público entre as Organizações Sociedade Civil (OSCs) e as 3 esferas de governo federal, estadual e municipal.

Opiniões sobre o curso
A Profª Keila Rocha salientou que o curso foi de suma importância e agregou mais conhecimento e qualificação para atuar com excelência na área do terceiro setor.
A Superintendente Tânia Coelho disse que o curso veio em um momento ímpar para o Conselho de Desenvolvimento, tendo em vista os vários projetos que estão prestes a desenvolver.
Joelma Bonfim, uma das coordenadoras da COCRIS, ressaltou a importância do MROSC, que possibilita as OSCs a trabalharem em parcerias, o curso também serviu para que todos pudessem expandir as suas Network’s (redes de contatos).
Edimilson Carvalho, que preside o CONVIDA, (Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento) que agrega pelo menos 16 entidades e uma equipe técnica na elaboração e execução de projetos sociais, e que já atua como consultor no terceiro setor há mais de 12 anos, salientou também a importância que os 2 dias de curso com 20 horas de aprendizado ininterruptos, pois mesmo durante os intervalos as discussões sobre o conteúdo e as atividades do curso permeavam a conversa de todos, foi um divisor de águas no conhecimento do terceiro setor, pois considera o professor Giovani Moisés, uma das poucas sumidades no assunto, o seu notório saber, conhecimento, experiência e didática de ensino, torna-lhe uma das referências no mercado de consultoria técnica. Sem dúvidas agregou muito valor a nossa certificação ter estudado com o professor Giovani Moisés.

O Brasil tem aproximadamente 400 mil entidades sociais cadastradas, que movimentam em torno de 20 Bilhões de reais anualmente e empregam mais de 1,5 milhões de pessoas.
As OSCs são sem dúvidas o maior braço que o governo tem pra levar Desenvolvimento, pois levam políticas públicas em todos os rincões do Brasil, lugares onde o estado não consegue alcançar.
Corrupção/ONGs
Durante anos algumas ONGs se envolveram em escândalos de corrupção, muitas eram usadas por políticos e dirigentes corruptos para o desvio de recursos públicos, houve inclusive uma CPI para apurar as denúncias que culminaram em várias prisões de dirigentes e gestores públicos, mais todo esse processo serviu como depuração e fez um filtro nas entidades sociais. E após a criação do MROSC, o terceiro setor renasceu e ganhou força, e hoje é um parceiro essencial do Estado.
O crescimento em importância e influência do terceiro setor na economia e no desenvolvimento abre um nicho enorme para os gestores que atuam no setor, no entanto se faz necessário a capacitação técnica nas áreas: de elaboração de projetos, de captação de recursos, na legislação que norteia o setor e especialmente nas ferramentas gerenciais dos projetos do governo federal e dos estados como o SICONV, todo esse conhecimento técnico é fundamental para esse profissional que será em breve um dos mais bem renumerado dentro do mercado.
O Presidente Eugênio Piedade e o Vice Hélio Rosa, que presidem o CDDF, ressaltaram a importância do curso para os representantes do Conselho de Desenvolvimento, pois parte do conteúdo estudado já faz parte do curso 5 Passos para o Desenvolvimento que já está sendo desenvolvido para a capacitação dos membros do Conselho de Desenvolvimento.
Eugênio Piedade disse: que a capacitação técnica é um dos pilares para o desenvolvimento estrutural e sustentável.
Hélio Rosa, que tem MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, acredita que o motor para o desenvolvimento do Distrito Federal é a capacitação técnica de todos os atores sociais envolvidos na gestão pública.
O Conselho Desenvolvimento mais uma vez se coloca na vanguarda com uma equipe de diretores e assessores capacitados e ávidos a trabalharem em parceria com os gestores públicos e a iniciativa privada em todas as regiões do Distrito e Federal e Região Metropolitana.
Siglas:
– CDDF: Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal
– CONVIDA: Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento
– CDRN: Conselho de Desenvolvimento da Região Norte
– CDPL-DF: Conselho de Desenvolvimento de Planaltina-DF
– CDAV: Conselho de Desenvolvimento do Arapoanga e Vale do Amanhecer
– CDF: Conselho de Desenvolvimento da Fercal
– CDP: Conselho de Desenvolvimento do Paranoá
– CDRC: Conselho de Desenvolvimento da Região Centro
Fotos: Comunicação do CDDF.
Fotos do Curso
















