
O Conselho de Desenvolvimento do DF (CDDF) articula 2 milhões de emendas na Câmara Legislativa para o tripé Empreendorismo, Capacitação e Turismo para a geração do desenvolvimento nas regiões administrativas do Distrito Federal.


Quando se trata de desenvolvimento, deputados distritais não medem esforços em destinarem emendas ao orçamento para o CDDF, boa parte dos 17 distritais de primeira legislatura também vê com bons olhos a mobilização do Conselho de Desenvolvimento do DF em busca de executarem seu planejamento estratégico no primeiro semestre de 2.019.

Conta muito a credibilidade dos Presidentes, Superintendentes, Diretores e Assessores que estão à frente da organização civil que mais cresce no Distrito Federal

Um dos exemplos é o Presidente do CDDF, Eugênio Piedade, que é empresário da construção civil e dono do Portal EG News que possui 27 blogs cadastrados como parceiros de notícias. Ele trabalhou 25 no Palácio do Planalto e quando saiu, seu escritório assessorou mais de 100 prefeituras.

Além de muitos outros que têm se destacado no CDDF, temos o vice Helio Rosa que é empreendedor no ramo de meios de pagamentos, gestor público e MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades. Trabalhou como Conselheiro do Meio Ambiente no DF por 08 anos, Gestor por 04 anos no Comitê de Bacia do Paranaíba, Secretário Executivo da Agenda 21 por 07 anos e já implantou diversos projetos de empreendedorismo e capacitação.

Um dos projetos que vai criar postos de trabalho para jovens no DF é o Jovem MEI Digital – um projeto que alcançará 4.800 jovens/ano, de 18 à 25 anos, para empreenderem seus negócios digitais.

Outro que muitos estão ansiosos é o Mulher em Segurança que ministrará palestras para 3.200 mulheres e promoverá o enfrentamento à violência contra mulher, despertando o empoderamento com a economia criativa.

No aspecto sustentável e combatendo dois grandes problemas sociais que são o lixo e a falta de moradia, será implantado o Tijolo Solidário – um projeto que recolherá os resíduos de construção civil, capacitará 1.000 pessoas para a confecção de tijolos ecológicos nos canteiros das construtoras parceiras e doará o material para o mutirão que construirá casas populares para as famílias de baixa renda cadastradas no programa.

Rotas para o turismo já estão sendo catalogadas e serão realizados eventos para fortalecê-las como o Circuito de Cavalgadas que fomentará o curso para Multiplicadores e Agentes de Turismo que vai capacitar os proprietários e os guias de turismo.

Projetos como o Multifeiras que promoverá o turismo de gastronomia e artesanato nas feiras do, a Escola Acolhedora que é alternativa imediata para atender às mães que precisam de creches já estão em processo de padronização para conquistas de emendas.

O CDDF abriu para o Conselho de Desenvolvimento de cada região administrativa apresentar um projeto que se enquadra com as diretrizes macros tranversais de empreendedorismo, capacitação e turismo para que seja analisado e possivelmente buscar condições de execução na cidade.


O Superintendente da Região Norte e Secretário Adjunto de Turismo, Estevão Reis, fez gestão para que os conselheiros das cidades participassem, nos dias 06 e 07/04, no Recanto das Emas, de um curso que vai ajudar na capacitação para elaboração de projetos para o Sistema de Convênios (SICONV), de acordo com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).




Muitos administradores regionais reconhecem o Conselho e estão estabelecendo parcerias para o desenvolvimento de suas cidades.
Da Redação com informações do Blog do Helio Rosa