CD-Estrutural recebe Posse do CDDF de casa cheia

Por volta das 20:30, desta quarta-feira, debaixo de muita chuva, no auditório do CREAS, o Conselho de Desenvolvimento da Estrutural recebeu várias lideranças e autoridades na cerimônia de posse dos 17 conselheiros

O anfitrião, muito emocionado, o Presidente Abraão Alves, deu as boas-vindas aos presentes, após a oração do Pastor Valério e do Hino Nacional

Em blocos intercalados aos discursos dos membros da Mesa de Cerimônia, o vice-Presidente do Conselho de Desenvolvimento do DF (CDDF), Helio Rosa, falou sobre o conceito, a estrutura, o funcionamento e as diretrizes do órgão.

Conceito: Uma organização da sociedade civil que propõe gestão compartilhada com o setor público, setor produtivo e terceiro setor em projetos de Desenvolvimento.

Estrutura: Há 01 Conselho que integra todas as regiões norte, sul, oeste, centro e metropolitana. São 06 Superintendências que coordenam 34 regiões administrativas no DF e 33 nos municípios da Região Metropolitana. Cada Conselho de Desenvolvimento Local possui 17 membros, somando mais de 1.000 conselheiros nos quadros do CDDF.

Funcionamento: Sem personalidade jurídica, suas funções de articulação institucional e mobilização social são feitas pelos Presidentes, Vices, Superintendentes, Presidentes Locais, Diretores e Assessores.

Diretrizes: Utiliza ações macros tranversais pelo tripé do Empreendimento, Capacitação e Turismo, fortalecendo as ações locais emergenciais, estruturantes e programáticas. As parcerias são formuladas pelo instrumento legal Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento (CONVIDA), que integra as instituições, os projetos e os consultores do CDDF.

Tânia Coelho, Superintendente do CDRC

A administradora de empresas, Tânia Coelho, Superintendente da Região Centro do CDDF, onde o CD-Estrutural está contida, disse que os trabalhos do CDDF é apaixonante. Apesar de morar no Guará, bem pertinho da Estrutural, ela tem acompanhado todas as cerimônias de posse dos Conselhos de Desenvolvimento em todas as regiões administrativas.

A Superintendente do CDRO, Valquíria Félix, no canto esquerdo

A Superintendente da Região Oeste, a psicóloga Valquíria Félix, parabenizou os presentes pelo comprometimento com a qualidade de vida da cidade, que, mesmo apesar de tanta chuva, conseguiram lotar o auditório em plena quarta-feira.

Presidente do CDDF, Eugênio Piedade, em seu discurso

Desta vez, o Presidente do CDDF, Eugênio Piedade abriu o coração e disse do carinho especial que tem pela Estrutural e que para quase todas emendas conseguidas para os projetos, quando vai destinar para as cidades, sempre pensa primeiro em sua cidade natal, Itapoã, e em segundo na Estrutural. Ele também disse que há semelhanças nas necessidades e problemas sociais no Itapoã e na Estrutural.

Contou a origem do Conselho que foi no Itapoã, onde convidou o Helio Rosa de Planaltina e Estevão Reis de Sobradinho 2. O objetivo era fazer apenas nas 11 cidades da Região Norte, mas como surgiu a Valquíria interessada em levar também para a Região Oeste, a Tânia Coelho para a Região Centro e o Wander Albuquerque para a Região Sul, resolveu apoiar a formação de todas as cidades que hoje expandiu para a Região Metropolitana do DF, o estado de Goiás e para o Palácio do Planalto, local onde trabalhou 25 anos e, quando saiu, montou seu escritório para dar assessoramento às prefeituras municipais no país.

Hugo Nascimento, chefe de gabinete da Administração da Estrutural, representou o administrador Germano Guedes que estava em reunião no Palácio do Buriti. Parabenizou as lideranças presentes por serem muito comprometidas na participação nas políticas públicas. Aproveitou para colocar a as portas da Administração Regional à inteira disposição do Conselho para a execução de projetos e ações locais.

O filho do Senador Izalcy, o Serginho, representou muito bem o pai, explanou que lá na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo no Senado, onde Izalcy é o coordenador, tem total interesse neste tipo de projeto que envolve a participação maciça da sociedade na elaboração e execução de políticas públicas compartilhadas. Também se lembrou de quando seu pai fez um trabalho semelhante, mas que talvez o erro foi puchar tudo para um Programa de Governo, e o Conselho de Desenvolvimento do DF está fazendo o contrário, está pedindo para a própria sociedade construir seu próprio Plano de Desenvolvimento Local.

O vice-Presidente Helio Rosa reforçou sobre o crescimento avassalador do Conselho de Desenvolvimento do DF

  • São 34 Conselhos de Desenvolvimento Locais no DF em processo de alinhamento, formação e posse do quadro de conselheiros nas cidades.
  • Foram 11 Posses nas regiões administrativas do DF, 23 cidades estão em formação para a Posse que credenciarão para o “Curso 05 Passos do Desenvolvimento” os mais de 1.000 Conselheiros das Regiões Norte, Sul, Oeste, Centro e da Região Metropolitana.
  • Em apenas quatro meses, o CDDF já tem quatro projetos em articulação para a execução através de emendas parlamentares no viés de Empreendorismo, Capacitação e Turismo.
  • Serão 2.000.000 em emendas no orçamento nesse primeiro semestre para os projetos Jovem Microemprendedor Digital, Mulher em Segurança, Circuito de Cavalgadas e Tijolo Solidário.
  • Outros que fazem parte do balcão de projetos das instituições e dos consultores parceiros do CDDF estão também em acertos como a Escola Acolhedora, Multiplicadores e Agentes de Turismo, Clube de Regatas, Multifeiras de Gastronomia e Artesanato, e muito mais.

O Conselho de Desenvolvimento está expandindo para outros estados, através do Curso 05 Passos do Desenvolvimento que formará futuros Conselheiros em todo o Brasil

Em seguida o Presidente do CDDF, Eugênio Piedade, e Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Estrutural, Abraão Alves, convidaram todos os conselheiros, diretores e assessores, que representam setores variados da cidade, para tomarem Posse que foi coordenada pelo CDDF.

Uma visita preliminar do CDDF ao Administrador da Estrutural, Germano Guedes

Galeria

Fotos: CD-Estrutural, Edimilson News, CDDF

Agradecimentos aos presentes como o Presidente do CONVIDA, Edimilson Carvalho, os Diretores do CDDF, de Fiscalização Milton Benício, da Mulher, Lúcia Bicalho, Assessor do CDDF José Itamar, Presidente do CD-Guará, José Augusto, Conselheiros do CD-Guará, Waldemira Maciel e Cloves Coelho.

Parabéns a todos os Conselheiros da Estrutural!!!

Da Redação do Blog do Helio Rosa

Deixe um comentário